Microfisioterapia

UMA VISÃO QUÂNTICA DA FISIOTERAPIA


Aplicada pela fisioterapeuta Sandra C Perossi atuando na técnica desde 2009, com formação até P9 (Microfisioterapia Evolutiva – MKE).

Tudo que acontece em nossa vida fica gravado em nosso corpo, seja uma simples torção no pé ou um problema emocional maior, como uma grande perda, por exemplo. Geralmente, o nosso organismo autocorrige-se em silêncio sem que seja percebido. Contudo, se as infrações não forem identificadas, não reconhecidas ou muito fortes, o corpo não pode reagir de forma eficaz: a agressão deixa então uma espécie de “cicatriz” nos tecidos, uma memória do acontecimento.

Na fisioterapia, utiliza-se uma técnica que através de uma micropalpação, o fisioterapeuta procura no corpo onde essas cicatrizes se instalaram, provocando sintomas locais ou à distância. Uma vez encontrados tais traços, estimula-se os mecanismos de auto-correção para restabelecer as funções do organismo. Esta é a técnica da microfisioterapia.

A técnica foi desenvolvida por dois fisioterapeutas franceses: Patrice Benini e Daniel Grosjean, na década de 80, é baseada no estudo da embriologia e é indicada para todas as idades. A primeira etapa da sessão é uma conversa com o paciente e em seguida, aplica-se a técnica onde o fisioterapeuta vai buscar as memórias guardadas no corpo para desativá-las. Com toques leves, realizados com a ponta dos dedos, o fisioterapeuta ajuda o organismo a apagar as cicatrizes internas responsáveis pelas doenças. Após cerca de 45 a 60 dias o paciente passa por uma reavaliação e se necessário é submetido a nova sessão, até a alta definitiva do tratamento.

As indicações são:

Distúrbios do sono;
Distúrbios hormonais;
Síndrome do pânico;
Alergias;
Depressão;
Alteração no funcionamento dos órgãos (mal estar, constipação, azia, etc.);
Traumas físicos (contusões, entorses, acidentes, luxações, etc.);
Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.);
Dores físicas;
Ansiedade;
Hiperatividade;
Fobias/medos;
Problemas urogenitais;
Falta de atenção e concentração e outras.

É uma técnica sem contra-indicações e funciona tanto na doença como na prevenção.

Nascemos da necessidade da integração entre o corpo, mente e emoção, através das diversas terapias holísticas existentes.