Pilates

A fisioterapia através do MÉTODO PILATES participa com seu conteúdo específico para o restabelecimento, manutenção e promoção da saúde.

Este método é considerado por muitos profissionais como o sistema perfeito, porque é formado por um conjunto de exercícios formulados com o objetivo de “tornar nossos corpos totalmente móveis, fortes e resistentes, manter a nossa corrente sangüínea pura e refrescar continuamente nosso fluxo mental”.

Os exercícios podem ser praticados no chão, com ou sem o auxílio de acessórios; ou em aparelhos criados especialmente para a execução dos movimentos. O diferencial do Método Pilates em relação aos outros tipos de terapia é que ele é destinado a isolar e desenvolver músculos mais fracos enquanto estende e alonga os mais fortalecidos.

Aumenta a força muscular, a flexibilidade, a mobilidade e diminui a tensão e o stress, por trabalhar de forma anatomicamente correta. Além de tudo isso, há melhora da postura através do fortalecimento dos músculos abdominais de forma a criar um suporte vital para a coluna, o que ajuda a realinhar o corpo inteiro. Os exercícios ainda estimulam o sistema circulatório, oxigenando o sangue, auxiliando a drenagem linfática e liderando as endorfinas responsáveis pela sensação de bem estar. O resultado é um corpo equilibrado forte, flexível e saudável.

Foi criado com base na “ARTE DA CONTROLOGIA que é a completa coordenação de corpo, mente e espírito”, e define o condicionamento físico ideal como: a obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias.

A aula é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastantes trabalhos concêntricos e excêntricos de abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante de uma maneira que nunca é passiva. Controlam-se os equipamentos na execução dos exercícios, que assim vai-se fortalecendo, massageando o corpo e evoluindo de acordo com a capacidade individual.

No trabalho são observados os seguintes princípios: POSTURA, PRECISÃO, CONTROLE, CONCENTRAÇÃO, RESPIRAÇÃO, HARMONIA DE MOVIMENTOS, MOVIMENTOS FLUIDOS.

Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um professor ou fisioterapeuta, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais do praticante. Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos, sempre após uma avaliação física e postural.

Nascemos da necessidade da integração entre o corpo, mente e emoção, através das diversas terapias holísticas existentes.